Controle de Acesso em Nuvem

0
205
Controle de Acesso em Nuvem

Atualmente, realizar o armazenamento de informações importantes em servidores internos, pode não ser a melhor opção, por isso o acesso em nuvem vem se mostrando como uma alternativa mais segura e de menor custo.

O acesso em nuvem apresenta uma melhor facilidade, praticidade, além de oferecer maior garantia de proteção e controle de acesso. Optar por um sistema de nuvens pode ser uma boa opção para segurança do seu negócio.

Além disso, o sistema pode administrar a entrada e saída dos locais de acesso da sua empresa, considerando todos os riscos possíveis, como vazamento de dados ou indisponibilidade do serviço.

Controle de Acesso em Nuvem

Pontos de atenção para segurança do acesso em nuvem

  • Firewalls de rede e aplicações da web

Existem alguns tipos de recursos e serviços de segurança que aumentam a privacidade e controlam o acesso à rede, por isso ao contratar o serviço, verifique se o controle de acesso em nuvem disponibiliza todas as opções necessária.

Como a criação de redes privadas, controle de acesso, criptografia nos dispositivos, conexão privada entre outros.

  • Criptografia de dados

É muito importante ter um serviço de encriptação de dados, por isso o acesso em nuvem precisa oferecer os recursos necessários.

Além disso, é ideal que haja opções flexíveis de gerenciamento de chaves e armazenamento de chaves criptográficas baseadas em hardware.

  • Monitoramento e login

Possuir ferramentas que controlem o acesso em nuvem é muito importante, pois permite que você saiba tudo o que acontece no ambiente da nuvem, como informações sobre o autor, conteúdo, hora e local.

Portanto, esse sistema garante que você tenha uma maior visibilidade da nuvem e dessa forma você consegue detectar problemas antes mesmo que eles tragam riscos à sua empresa.

  • Identidade e controle de acesso

Com esse recurso você pode definir quais as contas de usuários que podem ter permissão para utilizar os recursos oferecidos pelo sistema de nuvem.

Por isso é importante aplicar um gerenciamento de política de acesso de usuários aos serviços de acesso em nuvem.

Dicas sobre os controles de segurança para nuvem

Muitos possuem a concepção de que o provedor da nuvem tem a responsabilidade total sobre a segurança do ambiente, porém a maioria dos provedores se responsabilizam apenas pela segurança física dos data-centers.

Por isso a segurança das máquinas virtuais precisa de serviços de segurança extra. O ideal é que além do provedor da nuvem, a própria empresa tenha um sistema de proteção interno da sua rede, usuários e aplicações.

Muitas vezes acontecem falhas de configuração no sistema, e não é que a o sistema de acesso em nuvem seja inseguro, mas sim houve uma falha de configuração na rede que pode permitir uma maior exposição de dados.

Durante a configuração interna do sistema é necessário ficar atento aos detalhes como por exemplo uma falha que permite o acesso não autorizado, pode resultar numa brecha que pode afetar toda segurança da nuvem.

Controle de Acesso em Nuvem

Informações gerais sobre o acesso em nuvem

O uso de serviços e recursos na nuvem tem se tornando bem comum nos últimos anos no meio corporativo, devido a isso, a maior parte das atividades realizadas nas empresas são em ambiente virtual.

De forma que quanto maior for o número de serviços utilizados em nuvem, maior a necessidade de ter o controle de acesso, uma vez que, todos os funcionários podem ter acesso aos dados.

Com isso, surge a necessidade de garantir um maior controle de acesso em nuvem, pois as empresas precisam de soluções rápidas de segurança para administrar e proteger os seus dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui