Adaptando sua empresa ao “novo normal”

Tempo de leitura: 3 min

Um tema bastante abordado no mundo empresarial nos últimos anos, é a transformação digital. No entanto, aqueles que preservam a ideia de que suas empresas funcionam bem sem utilizar de inovações tecnológicas, agora estão adaptando sua empresa ao “novo normal”.O que um líder empresarial não esperava nesse momento, era que uma pandemia modificasse toda a estrutura da realidade, levando a necessidade de adaptação ao “novo normal”.

Hoje, as empresas que se anteciparam a essas transformações, conseguiram se posicionar à frente daquelas que encararam essas mudanças, seja no âmbito, tecnológico, social ou informativo, apenas como uma imposição do cenário de crise.

Como a adaptação ao “novo normal” está ocorrendo nas empresas?

Provavelmente você já sentiu as consequências dessas mudanças no seu negócio. Se a transformação digital, já fazia parte da sua rotina, talvez as suas dificuldades tenham sido menores, porém se você não buscou essa adaptação antes, é bem provável que tenha tido alguns contratempos e portanto, a mudança na estrutura das organizações deve ser imediata.

Ou seja, toda conduta inovadora, que beneficia e leva novas possibilidades ao seu negócio, está ligada a transformação digital. O home office, a flexibilização de horários e a gestão participativa, são referências de ações inovadoras e se encaixam nessa transformação. Lembrem-se disso.

De que forma a tecnologia auxilia essa adaptação ?

A tecnologia é o principal fator da transformação digital dentro das empresas. E o mais importante,  o recurso que melhor se adapta ao novo contexto são as soluções 100% em nuvem. Com essa tecnologia, o acesso e armazenamento de dados se dão de maneira prática, segura e fácil viabilizando processos de forma remota.

Um dos benefícios dessa tecnologia, é a adesão do home office para uma parte da equipe, concentrando na empresa apenas as atividades que exigem ação presencial.

Muitos destes novos hábitos permanecerão pós pandemia e a sua empresa precisa estar preparada para esse “novo normal”, pois não há mais obstáculos entre você e a transformação. Esta é a hora de contar com tecnologias inovadoras para garantir o crescente sucesso do seu negócio.

Quais as medidas essenciais você deve levar em conta?

Dentre as principais mudanças, estão:

  • Atualizar recursos tecnológicos para aderir ao home office

Se faz necessária a adequação de ferramentas para gestão remota, que viabilizem o armazenamento e compartilhamento de dados, a fim de facilitar as operações, antes presenciais. Inclusive, muitas empresas já perceberam que é possível alcançar os mesmos resultados, operando em home office.

  • Adotar soluções ágeis e desburocratizar processos

A exigência de se adaptar à nova realidade, tem levado às empresas a uma reavaliação dos processos. A busca por alternativas que simplifiquem os mesmos, se intensifica e uma das soluções mais validas é a automatização.

secullum checkin

  • Engajar confiança na relação gestão – equipe

Se existe uma lição de coletividade que aprendemos com a pandemia, é que dependemos de uma equipe unida por uma causa, depois disso, a confiança no meio corporativo, entre os gestores e a equipe, tem um papel fundamental no desempenho das atividades e seus consecutivos resultados, nesse cenário de distanciamento social. O profissional de RH tem fundamental importância, pois proporciona o suporte necessário que essa adaptação exige.

A transformação digital é uma trajetória constante

Concluindo, como o comportamento do consumidor sofre muitas variações, a transformação digital é uma trajetória constante. Quando você achar que já implementou todos os recursos possíveis e que é o suficiente, saiba que sempre haverá algum ponto que pode ser inovado! Sendo assim, prefira se antecipar e já começar a implantar novas dinâmicas, do que se tornar expectador do sucesso de seus concorrentes!

2 Pings & Trackbacks

  1. Pingback: Reação e adaptação ao novo normal nos negócios – Secullum

  2. Pingback: MP nº 959 - LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) – Secullum

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *