Como garantir segurança no retorno as aulas presenciais ?

0
715
retorno as aulas presenciais
Tempo de leitura: 3 min

Uma das primeiras dúvidas que surgem nesse momento, é com relação à retomada de atividades presenciais, referente a segurança no retorno às aulas presenciais. Que medidas preventivas tomar? Quais os principais recursos podem facilitar processos da rotina?

Continue a leitura e entenda como vai funcionar a adaptação a nova rotina nas escolas, com o retorno das aulas presenciais.

Referente a segurança sanitária, no Brasil, algumas medidas já foram anunciadas. Orientações da UNICEF, tendo como base as determinações da OMS (Organização Mundial da Saúde) detalham cuidados que devem ser tomados, e já estão sendo colocados em prática por instituições de ensino que estão se preparando para voltar com as atividades presenciais.

Segue lista conforme documento publicado pela UNICEF, com principais recomendações do retorno das aulas presenciais:

  • Evitar aglomeração pelo fluxo de pessoas nos locais de acesso (entrada e saída) da escola, com a sugestão de realizar escalas para a entrada;
  • Evitar atividades que causem aglomeração nos ambientes de intervalo;
  • Aumentar o distanciamento entre alunos, se necessário dividir as turmas para reduzir a quantidade de pessoas nas salas;
  • Treinar funcionários (professores, equipe de limpeza e todo o corpo docente) sobre os cuidados com higienização das superfícies, em cada ambiente;
  • Aumentar a intensidade e frequência da limpeza;
  • Deixar claro os casos em que o aluno ou o professor não deve comparecer a escola.

Determinações da Fenep (Federação Nacional das Escolas Particulares)

Com o objetivo de organizar a retomada das aulas presenciais, a Fenep (Federação Nacional das Escolas Particulares) determinou algumas medidas, contemplando todas as passagens expostas na lista anterior. Acompanhe agora, algumas das orientações adicionais feitas pela federação:

Como garantir segurança no retorno as aulas presenciais ?

  • Medição de temperatura corporal nos terminais de entrada, para o acesso a instituição;
  • Estabelecer regras e demarcações para reforçar o distanciamento social;
  • Exigir o isolamento imediato de pessoas que apresentem qualquer sintoma;
  • Recomendar que alunos e professores levem duas máscaras extras, para trocar nos períodos de 3 horas em 3 horas;
  • Garantir ambientes arejados para a realização das aulas, de preferência em locais externos, quando possível.

retorno as aulas presenciais

Encarando adaptações

Infelizmente a única certeza do momento é que as perdas foram grandes, uma vez que, a maioria das escolas vão retornar com menos da metade dos alunos, a não ser que tenham espaço suficiente para obedecer as determinações de distanciamento social, impostas pela OMS. Porém, existem formas de amenizar o impacto dessas mudanças, reagindo positivamente para se adaptar ao “novo normal”.

Uma das formas de encarar esse desafio, por exemplo, é a constante atualização perante os recursos que podem facilitar e resolver problemas da nova rotina. A tecnologia é a principal ferramenta que você pode usar a seu favor hoje em dia.

O controle do fluxo de pessoas foi um dos primeiros itens citados, quando se trata dos cuidados a serem tomados no retorno às aulas presenciais. E esse quesito não precisa representar um entrave para a gestão, se tornando muito prático e seguro, quando aliado ao controle de acesso automatizado, por exemplo.

As vantagens proporcionadas pelo controle automatizado de acesso são inúmeras, alcançando desde a moderação de acesso, com segurança, para pais e responsáveis, através de notificações da hora de entrada e saída dos alunos, nas salas. Como também o controle financeiro de mensalidades na instituição.

Além disto, o controle de acesso pode ser mais seguro ainda com o reconhecimento facial. Através do Secullum Checkin, o aluno reduz significativamente o contato físico ao entrar ou sair da instituição.

Portanto, não limite seus recursos para alcançar as melhores formas de adaptação à nova realidade trazida pelo Covid-19. Busque inovar em todos os aspectos da sua empresa, sempre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui