Como calcular o adicional noturno?

Adicional Noturno no Secullum Ponto Offline?

Tempo de leitura: 6 min

O adicional noturno é um benefício de cada trabalhador, garantido pela Constituição Federal a todos os trabalhadores do Brasil. Aprenda o Adicional Noturno no Secullum Ponto Offline

Ao andarmos pela cidade à noite, é comum nos depararmos com muitos estabelecimentos abertos, pessoas
trabalhando ás vezes iniciando seus turnos, enquanto outras estão terminando mais um dia. A rotina desses trabalhadores é operar para o melhor funcionamento desses estabelecimentos.

O que é Adicional Noturno?

O adicional noturno é um benefício previsto na constituição brasileira para os profissionais que trabalham em jornada noturna.

Em um cenário em que você precisar trocar a sua jornada de trabalho baseada em horário comercial para jornada noturna. Quanto esforço demandaria de você para mudar toda a sua rotina? Qual seria o seu rendimento nesse período de trabalho? Conseguiria conciliar a sua saúde ao inverter toda a sua rotina e hábitos?

O esgotamento do colaboradores que opta ou precisa trabalhar no período noturno, não é somente físico, mas em grande parte mental. E é justamente por conta do fator de desgaste do funcionário, que a hora trabalhada tem um acréscimo chamado Adicional Noturno. Que muitas pessoas confundem com o termo salário noturno. Esse raciocínio se torna um engano uma vez que salário noturno não existe.

Vamos exemplificar para você compreender melhor a lógica

Pense em postos de gasolina, hospitais, ou vigias noturnos onde a presença do funcionário é indispensável/essencial para o andamento das atividades. Contando que um dia tem 24 horas e cada colaborador tem uma jornada de 8 horas, consideramos que o dia tem 3 turnos, o último será uma jornada noturna. Esse funcionamento não significa que quem realizar o período noturno receberá um salário noturno.

A base salarial destes funcionários será a mesma dos demais, somente com um acréscimo por trabalhar à noite.

Você deve ter em mente que as horas extras se referem a horário de trabalho e o adicional noturno faz referencia ao período em que o trabalho é executado. Esse é um bom começo para a compreensão da diferença entre ambos.

No sistema do Secullum Ponto Web por exemplo, é possível criar uma jornada de trabalho para aquele colaborador. E o que isso muda? Com uma jornada já pré-definida, fica muito fácil visualizar se o colaborador entrou atrasado, fez as pausas de forma correta ou ainda controlar as horas-extras.

Ainda melhor, no final do mês já é somada a quantidade de adicional noturno que o trabalhador deve ter. Com um sistema desses, não existe cálculo complicado. E já torna extremamente prática a rotina do seu RH.

Como funciona o Adicional Noturno?

No Secullum Ponto Offline possuímos uma coluna chamada Not,  que calcula o Adicional Noturno do(s) funcionário(s) que trabalham em horário noturno.

Essa opção se resume a lei da CLT – Decreto Lei nº 9.666 de 28 de Agosto de 1946, que diz: Art. 73. Salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno terá remuneração superior a do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 20 % (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 9.666, de 1946)

§ 1º A hora do trabalho noturno será computada como de 52 minutos e 30 segundos. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 9.666, de 1946)
§ 2º Considera-se noturno, para os efeitos deste artigo, o trabalho executado entre as 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 9.666, de 1946)

Afins de esclarecimentos do significado das colunas Not e ExNot:

Not = Horas NORMAIS dentro do período noturno
ExNot = Horas EXTRAS realizadas dentro do período noturno

Secullum Ponto Web e gestão do trabalho Noturno

Para o cálculo correto do adicional noturno, é necessário que todos os horários da folha de ponto dos funcionários, estejam corretos. Nesse caso o Secullum Ponto Web, realiza de forma automatizada o controle e o cálculo dessas jornadas pré assinaladas.

Onde posso configurar o Adicional Noturno no sistema?

Adicional Noturno pode ser configurado no caminho: Manutenção – Configurações Especiais – Adicional Noturno. Geralmente o trabalho noturno é compreendido entre às 22:00 até 05:00 da manhã seguinte, no Ponto Offline esse valor já vem pré configurado.

Abaixo, explicaremos o funcionamento de outras opções relacionadas ao Adicional Noturno:

Independente da tolerância

Essa opção faz com que apenas as horas noturnas sejam calculadas independente da tolerância, ou seja, será ignorado a tolerância por batida no horário dos funcionários para o cálculo de Horas Noturnas.

Calcular NOT até a ultima batida?

Calcula o Adicional Noturno (NOT) até a última batida realizada pelos funcionários em horário noturno.

AVISO

Caso a primeira marcação do dia seja dentro do período noturno, o dia
todo será contabilizado como hora noturna.

Valor do Adicional Noturno Reduzido

Como vimos acima no decreto de lei, a hora do trabalho noturno será computada como 52 minutos e 30 segundos (52,5), nesse caso, a cada “52,5” minutos trabalhados, deverá ser considerado como 01:00 hora, já o adicional será de 07 minutos e 30 segundos.

Assim, como a hora noturna é inferior à hora normal de 60 minutos, diz-se que ela é reduzida. Para maiores informações de como acharmos o valor do NOT e a hora reduzida, clique aqui.

Aplicar também em extras noturnas

Esta opção faz com que o Valor Reduzido do Adicional Noturno seja calculado também para as colunas de Extras Noturnas (ExNot);

Separar cálculo reduzido noturno

Esta opção faz com que o valor reduzido seja separado da coluna Not. Esse valor irá para uma coluna nova que será acrescentada em Cálculos chamada NotRed.

Como calcular e separar o Adicional Noturno Reduzido da coluna Not?

Para descobrirmos o valor do Adicional Noturno da coluna Not., devemos fazer o seguinte cálculo:

Dia de exemplo do cálculo, conforme imagem acima: 01/03/21

Cálculo Horas trabalhadas NOT Valor do Adicional Noturno Resultado
06:00 (60 / 52,5)
06:00 1,142857
06:00 x 1,142857 06:51 – Ad. Not

Após, pegaremos o valor do Ad. Not. e subtrairemos do total de horas Noturnas no dia, com esse cálculo, descobriremos o real valor do Noturno Reduzido:

Cálculo Adicional Noturno Horas trabalhadas NOT Resultado
06:51 06:00
06:51 – 06:00 00:51 – NotRed

Separar cálculo reduzido de extras noturnas

Esta opção faz com que o valor reduzido seja separado da coluna ExNot. Esse valor irá para uma coluna nova que será acrescentada na tela de Cálculos chamada ExNRed.

Lembrando que para que o sistema realize esse cálculo, devemos marcar essa opção em conjunto com a Aplicar também em extras noturnas.

Como configurar adicional noturno no Secullum ponto Offline?

Como calcular e separar o Adicional Noturno Reduzido da coluna ExNot?

Para descobrirmos o valor do Adicional Noturno da coluna ExNot., devemos fazer o seguinte cálculo:

Dia de exemplo do cálculo, conforme imagem acima: 01/03/21

Cálculo Horas trabalhadas ExNot Valor do Adicional Noturno Resultado
06:18 (60 / 52,5)
06:18 1,142857
06:18 x 1,142857 07:12 – Ad. Not

Após, pegaremos o valor do Ad. Not. e subtrairemos do total de horas Extras Noturnas no dia, com esse cálculo, descobriremos o real valor das Extras Noturnas Reduzidas:

Cálculo Adicional Noturno Horas trabalhadas ExNot Resultado
07:12 06:18
07:12 – 06:18 00:54 – ExNRed

Abonar faltas em horas reduzidas

Utilizando a opção, caso o funcionário tenha horas faltas em horário noturno, os valores referentes ao Noturno Reduzido serão abonados das faltas, subtraindo assim o valor do NotRed das Faltas e incluindo em Normais.

O valor de NotRed ainda será contabilizado, só será utilizado o valor dessa coluna para abonar as horas Faltas do dia;

Adicional Noturno Secullum Ponto Offline

Calcular extra noturna

Até a última batida

Esta opção calcula a Extra Noturna até a última batida do funcionário e independente do fim do Adicional Noturno, se este funcionário trabalhar no turno da noite;

Adicional Noturno no Secullum Ponto Offline?

  • Limitado até: Limita o cálculo das Extras Noturnas até o horário configurado.

Até o final do AD.NOT.

Nesta opção será calculado Extra Noturna até o final do período noturno (22:00 até 05:00);

Tem interesse em saber como o sistema de controle de jornada opera na prática? 

Acesse o site e teste grátis o Secullum Ponto Web, por 15 dias. Qualquer dúvida sobre os planos, entre em contato conosco pelo site no botão de WhatsApp.

 

Share

2 Comments

  1. Somer Lamberty Reply

    Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life authors and blogs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *