Controle de Acesso

0
32
Controle de Acesso

O controle de acesso, é uma prática de controle responsável por permitir ou não o acesso de pessoas, veículos, encomendas, em uma propriedade, prédio ou estabelecimento.

O controle físico pode ser feito através de pessoas (guarda, segurança ou até mesmo recepcionista), meios mecânicos (fechaduras e chaves), ou meios tecnológicos (sistemas de biometria e cartões).

O controle de acesso é uma forma de administrar a liberação de entrada e saída dos locais, com intuito de garantir a segurança do ambiente e das pessoas que frequentam o mesmo.

Controle de Acesso

Saiba mais sobre 

Para entender mais sobre o controle de acesso, é preciso saber que a segurança de informação é composta por processos de autenticação, autorização e auditoria.

  • Identificação de autenticação

Essa etapa consiste na determinação de quem pode ter acesso a um determinado sistema. A identificação baseia-se na verificação do usuário, que pode ser feita através de um nome específico, como um login de acesso.

A autenticação é feita através de uma credencial, como uma senha, por exemplo. A qual deverá ser fornecida pelo usuário.

Atualmente, com os avanços tecnológicos existem diversas formas de autenticação, como por meio da impressão digital (biometria), reconhecimento facial, entre outros.

  • Autorização

Outro ponto importante do controle de acesso, é que após da autenticação do usuário, o sistema de acesso realiza uma análise que irá definir quais são os direitos e permissões de acesso do específico usuário.

  • Auditoria de acesso físico

A auditoria funciona como uma coleta de informação, de acordo com a utilização dos recursos do sistema realizada por cada usuário. De maneira geral, essa informação pode ser utilizada para gerenciamento, planejamento ou cobrança.

As informações estão relacionadas à identidade do usuário, à natureza do serviço e ao momento em que o serviço é inicializado e concluído.

Portanto, através dessas três etapas conseguimos entender o controle de acesso e a sua forma de funcionamento.

Tipos de controle 

Vimos até agora algumas informações sobre o controle de acesso, agora veremos alguns tipos de controle de acesso.

  • Controle de Controle de Acesso

Esse tipo de controle é utilizado para o gerenciamento de acesso de pessoas a um determinado local, geralmente depende de um profissional, como um porteiro. E é composto por uma barreira física (parece, muro, cerca).

Os pontos de entrada e saída podem ser controlados por vias mecânicas, como portões, cancelas, entre outros. Ou por vias eletrônicas como catracas, fechaduras e etc.

  • Controle de acesso lógico

Já esse tipo de controle é baseado nas tecnologias eletrônicas, as mais utilizadas são o reconhecimento facial, biometria digital, senha e ID , cartões de proximidade, reconhecimento de voz e leitura de íris.

Através desses recursos você garante uma maior segurança e efetividade no controle de entrada e saída.

Benefícios de Controle de Acesso

Realizar um controle de pessoas e veículos em alguns estabelecimentos é essencial para garantir a segurança do mesmo, como por exemplo, em bancos, condomínios, residências e pontos comerciais.

Esse tipo de controle pode garantir uma melhor gestão  de pessoas e veículos, maior restrição a pessoas não autorizadas,rápido e ágil para pessoas cadastradas e controle da quantidade de pessoas no local.

Além disso, vimos que existem diversas tecnologias no mercado que podem facilitar e otimizar o controle , garantindo maior segurança. Basta analisar qual tecnologia encaixa mais no tamanho e estrutura do seu espaço.

Zelar pela segurança nunca esteve tão em alta, como nos dias atuais, por isso é importante ficar por dentro do controle de acesso, e o que tudo isso pode proporcionar para sua família, amigos, clientes, bens e informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui