Controle De Estacionamentos

0
269
Controle De Estacionamentos

Para realizar a gestão de carros, clientes, visitantes e outros, um controle de estacionamentos pode ser utilizado. Existem vários tipos diferentes de sistemas, visando suprir diferentes necessidades.

Neste artigo, descubra como funciona esse sistema de controle e como é feita a gestão da movimentação nos estabelecimentos com veículos. Confira, ainda, quais são as variações do sistema. Boa leitura!

Controle De Estacionamentos

Como funciona o controle de estacionamentos?

O controle de estacionamentos é um sistema de gestão e organização, como qualquer outra forma de controle. No caso dos estabelecimentos com veículos, esse controle diz respeito ao fluxo de automóveis e também à sua identificação, quando necessário.

Por isso, é essencial que o seu estabelecimento conte com um bom sistema de controle de estacionamentos, uma vez que ele pode trazer mais segurança e otimizar a sua administração.

Além disso, ele evita fraudes, roubos, melhora o acesso e o armazenamento de dados, além de tornar o seu trabalho mais rápido e eficiente.

Tipos de controle de estacionamentos

Existem vários tipos de sistemas de controle de estacionamentos. Confira os principais deles:

  • Sistema informatizado

O sistema informatizado é um sistema completamente manual e menos funcional que os outros. O controle é feito a partir de uma cancela e uma guarita, dentro da qual um funcionário será responsável pela administração.

É o funcionário quem entrega o tíquete de estacionamento, realiza o pagamento para a liberação do veículo, digita a placa dos carros, emite o comprovante e dá baixa no sistema após o pagamento efetuado.

  • Sistema semi-automatizado

Além da guarita e das cancelas, o sistema semi-automatizado possui também um emissor e leitor, que atua como terminal de entrada. Nesse caso, o sistema começa a ficar mais otimizado.

O pagamento ainda é realizado na guarita, mas é o emissor quem libera o tíquete de estacionamento, enquanto o leitor realiza a liberação de credenciados.

  • Sistema automatizado

No sistema automatizado, não se faz necessária a presença de uma guarita ou operador. Existe apenas um caixa remoto, que abriga um emissor, um leitor e um coletor. Assim, o pagamento e a validação do tíquete são realizados pela máquina.

Conclusão

Existem várias formas de controle de estacionamentos, e todas elas atribuem benefícios ao estabelecimento. No entanto, quanto mais automatizado, mais eficiente e flexível é o sistema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui