Escola segura: 4 dicas para manter a segurança dos alunos.

0
240

Uma das grandes preocupações de pais e responsáveis de crianças em idade escolar está relacionada à segurança no colégio. A violência se evidencia cada vez mais no país, e isso acaba se refletindo dentro das instituições de ensino. Pesquisas recentes revelam um dado alarmante: cerca de 42% dos alunos da rede pública de ensino já sofreram algum tipo de violência na escola.

Os responsáveis devem tomar algumas atitudes para evitar ocorrências deste tipo. Confira abaixo 4 dicas práticas que podem proteger as crianças no ambiente escolar.

1 – Mantenha o diálogo com a escola.

Além de sempre questionarem os alunos sobre o dia a dia na instituição de ensino, é muito importante que os pais e responsáveis mantenham um contato ativo com a escola. É imprescindível que ações sejam tomadas para que se evitem situações ruins como violência e bullying (que não deixa de ser um tipo de violência). Cabe aos responsáveis o acompanhamento e a cobrança em relação a essas medidas.

2 – Instrua quanto ao uso de eletrônicos.

As crianças são alvos fáceis de pessoas mal-intencionadas por não oferecerem nenhum tipo de resistência. Por isso, é importante que os pais instruam as crianças a utilizarem equipamentos eletrônicos (celulares, tablets, notebooks) com descrição, seja no entorno ou dentro do colégio.

3 – Ensine a criança a procurar ajuda.

Conforme foi falado no item anterior, o aluno é um alvo fácil para bandidos por não oferecer resistência. Portanto, oriente-o sempre a procurar ajuda de um adulto caso perceba algum perigo. O ideal é que a criança esteja sempre sobre a supervisão de um responsável dentro da escola e não saia sem acompanhamento.

4 – Cobre a implantação de mecanismos de segurança.

Um bom sistema de controle de acesso de pessoas, por exemplo, evita a entrada de pessoas não autorizadas no ambiente escolar e registra todas as entradas das crianças. Esse tipo de solução é cada vez mais comum nas instituições de ensino e garante uma maior segurança a alunos, professores e funcionários. Se você é um pai ou responsável, cobre da escola alternativas como esta, afinal, a segurança sempre deve estar em primeiro lugar. Acesse https://goo.gl/ga3XVG e conheça o sistema Secullum Escola.Net.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui