Gestão Data Driven para RH

Tempo de leitura: 2 min

Dados são cada vez mais importantes no mercado e se tornaram peça fundamental para orientar a tomada de decisão e o planejamento estratégico de todo o tipo de empresa, em todos os segmentos. No entanto, para transformar essas informações em conhecimento e vantagens competitivas, é preciso que as organizações se tornem data driven.

Ser data driven significa ter uma base sólida para tomar decisões, ao invés de partir de suposições.

Essa base é formada por centenas de milhões de dados que podem ser coletados, tratados e interpretados para gerar insights importantíssimos para as empresas.

Ao transformar dados em respostas para o sucesso do negócio, as organizações saem na frente da concorrência e crescem muito mais rápido.

Em resumo, essa é a função do data driven nos negócios: usar o poder dos dados para tomar decisões assertivas e criar valor superior no mercado. Agora, já imaginou usar esse conhecimento para transformar seu RH?

Este tipo de estratégia oferece algo que parece impossível no universo de recursos humanos: a previsibilidade. Dessa forma, as tecnologias coletam dados que indicam tendências no comportamento dos profissionais. Para o RH, essas informações significam a possibilidade de adequar as estratégias de acordo com o perfil dos profissionais que deseja atrair para a empresa.

 

Afinal, por que ser data driven?

A estratégia data driven no RH ainda pode destacar diversas outras vantagens, como:

  • Agilidade e eficiência na tomada de decisão
  • Incentivo à inovação
  • Redução de custos com o compartilhamento de informação
  • Desenvolvimento de produtos e serviços superiores
  • Capacidade de planejar o futuro e traçar estratégias certeiras.

Decisões mais assertivas

Processos baseados em dados concretos deixam pouca margem para erros, tornando qualquer processo de decisão muito mais assertivo. Além disso, com a identificação de oportunidades de crescimento e possíveis ameaças, torna-se muito mais fácil antecipar problemas e prever soluções.

Agilidade para lidar com as mudanças

A transformação digital é rápida e, para obter diferenciais competitivos, as empresas precisam ser ágeis e precisas ao encarar as mudanças. Uma cultura data driven permite que todos os ajustes necessários nas ações estratégicas sejam realizados com mais eficiência e menos dúvidas.

Mudança de mindset da equipe

Quando todos os colaboradores sabem onde a empresa quer chegar e quais recursos possuem para atingir os objetivos, existe uma real transformação na maneira de pensar. Com o pensamento orientado a dados, nos tornamos mais práticos, focados, criativos e inteligentes em nossas ações.

RH movido a dados

Já sabemos o que é data driven e as vantagens dessa aplicação. Agora vamos conhecer alguns termos importantes para a uma compreensão mais completa.

  • Métricas: é um conjunto de informações mensuráveis pré-estabelecidas para medição de desempenho.
  • Key Performance Indicators (KPIs): os principais indicadores do RH são: Turnover, Índice de Retenção de Talentos, Tempo médio na Empresa, Índice de Faltas, Produtividade e Retorno Sobre Investimento (ROI).
  • Return Over Investment: o ROI do RH é calculado de forma simples. Basta subtrair o investimento feito pelo lucro obtido. Depois, divida o resultado da operação pelo valor investido. O passo seguinte é multiplicar  x100 para saber o percentual do ROI.

Como dissemos inicialmente, os dados podem vir de diversas fontes. Uma solução que pode oferecer diversos indicadores de performance é o Secullum Ponto Web. Por meio dessa aplicação seu RH pode gerar relatórios importantes para as grandes decisões da sua empresa.

Entendeu como a gestão data driven pode transformar o RH da sua empresa? Gostou deste post e quer saber mais sobre o software que vai modernizar seu RH e transformar o registro de ponto da sua empresa? Conheça agora o Secullum Ponto Web.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.