Nova carteira de trabalho digital com os sistemas Secullum

Tempo de leitura: 3 min

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para todos aqueles que  prestam algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na pecuária, na agricultura, ou mesmo de natureza doméstica. Assim como a classe trabalhadora, os documentos que a identificam, como a Carteira de Trabalho, passaram por alterações bastante significativas. E, é de interesse de todos aqueles trabalhadores que se atentam aos direitos trabalhistas, estar pode dentro de todas as mudanças. Por isto, vamos esclarecer as principais dúvidas que surgiram sobre a nova carteira de trabalho digital com os sistemas Secullum.

Com o intuito de flexibilizar e tornar prático o acesso às informações da vida laboral do trabalhador, o Ministério da Economia lançou a Carteira de Trabalho Digital, para substituir a Carteira de Trabalho física.

Continue a leitura para entender!

Carteira de Trabalho

Criada em decreto-lei n.º 926, de 10 de outubro de 1969, a CTPS é um documento obrigatório a todos que desempenham a prática de atividade remunerada, ou seja, qualquer pessoa que trabalha. Cá entre nós, dificilmente alguém fará por esporte, não é mesmo? Todos trabalham para receber recompensa remunerada pelo seu trabalho.

Com a democratização da internet, às informações da vida laboral do trabalhador, estão muito mais acessíveis. Devido a criação da Carteira de Trabalho Digital, que atualmente vincula o número do CPF do usuário ao documento, e exclui o número de PIS da Carteira de Trabalho Digital, cria-se uma enorme confusão quanto a existência do número de PIS.

Além disso, o aplicativo da CTPS Digital já existe desde 2017, porém apenas ano passado (2019) que foi publicada a portaria que por sua vez, transformou o app em documento oficial. Cruzando várias bases de dados do governo com os dados enviadas pelo empregador pelo eSocial, como os dados do contrato de trabalho, anotações de férias, décimo-terceiro, entre outros.

A Carteira de Trabalho Digital está disponível para iOS e Android, mas também pode ser acessada pela internet pelo link servicos.mte.gov.br. Antes de fazer a sua, é necessário realizar o cadastro no portal gov.br.

Ao utilizar o CPF, não fica disponível a visualização do número do PIS. Todavia, o PIS ainda é importante para equipamentos dentro da Portaria 1510 e o mesmo é necessário para o envio e recebimento das marcações dos funcionários.

Sendo assim, acompanhe algumas formas de encontrar o número PIS dos funcionários:

Como conseguir o número de PIS? – Nova carteira de trabalho digital com os sistemas Secullum

Site do Governo Federal – Carteira Digital

O primeiro local onde você pode encontrar o número do PIS é no site oficial do Governo. Basta clicar em já tenho cadastro para acessar a Carteira Digital, em seguida vá no seguinte caminho para visualização do PIS:

Carteira de Trabalho Digital

    • Na tela seguinte abrirá o seu perfil, logo abaixo em Contratos de trabalho clique no ícone em Detalhar
    • Depois disso, na tela que surgir, verifique em PIS/PASEP relacionado o seu PIS;Nova carteira de trabalho digital com os sistemas Secullum

Site do E-SOCIAL

O segundo local onde é possível encontrar o número é no site do e-social, onde a própria empresa terá acesso para verificação do PIS/PASEP do funcionário.

Nova carteira de trabalho digital com os sistemas Secullum

Site da Caixa Federal

Como terceira opção, temos o site da Caixa Federal. Faça o login para acessar ao portal e em seguida siga o caminho para visualização do PIS:

FGTS – Extrato

Em seguida, na tela que surgir, verifique em PIS/PASEP o seu PIS.

Nova carteira de trabalho digital com os sistemas Secullum

Tire todas as suas dúvidas sobre a Carteira de Trabalho Digital

Site CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais

Assim, no site do Cadastro Nacional de Informações Sociais clique em Cidadão – Inscrição – Filiado.

Então, preencha os dados solicitados em seguida clique em Continuar. Na faixa vermelha aparecerá o NIT, que é o PIS/PASEP.

Para concluir, todo trabalhador precisará do número de PIS, inclusive para efeito de recolhimento ao FGTS e
informação ao CAGED. Para o empregado de primeiro emprego, caso não possua PIS nos primeiros
dias de trabalho, o controle poderá ser feito tanto manual, como mecanicamente até o momento que ele receba o seu número de PIS.

Share

20 Comments

  1. vreyro linomit Reply

    I haven?¦t checked in here for a while as I thought it was getting boring, but the last several posts are good quality so I guess I?¦ll add you back to my daily bloglist. You deserve it my friend 🙂

  2. vreyrolinomit Reply

    Good ?V I should definitely pronounce, impressed with your website. I had no trouble navigating through all tabs and related information ended up being truly simple to do to access. I recently found what I hoped for before you know it at all. Quite unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or something, site theme . a tones way for your customer to communicate. Nice task..

  3. froleprotrem Reply

    After research a few of the weblog posts in your web site now, and I really like your method of blogging. I bookmarked it to my bookmark web site list and can be checking again soon. Pls take a look at my web site as well and let me know what you think.

  4. brujos en alajuela costa rica Reply

    Hiya, I’m really glad I have found this info. Today bloggers publish just about gossips and internet and this is really frustrating. A good website with interesting content, that is what I need. Thank you for keeping this web site, I’ll be visiting it. Do you do newsletters? Can not find it.

  5. app m2obras Reply

    Este site é realmente incrível. Sempre que acesso eu encontro coisas diferentes Você também vai querer acessar o nosso site e saber mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! 🙂

  6. brujo mayor de catemaco Reply

    Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied on the video to make your point. You obviously know what youre talking about, why throw away your intelligence on just posting videos to your weblog when you could be giving us something enlightening to read?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *