O Que É Sistema De Ponto

Tempo de leitura: 2 min

Você sabe o que é sistema de ponto? Esse sistema passou a ser obrigatório com a consolidação das leis do trabalho. Desde essa época até os dias de hoje, vários tipos diferentes desse sistema já foram criados.

A variedade se dá, principalmente, por causa de novas tecnologias, que foram muito estudadas e aprimoradas até se tornarem o substituto ideal. Hoje, temos várias formas diferentes de montar esse sistema, com algumas mais otimizadas do que outras. Confira quais são e como o sistema funciona!

O Que É Sistema De Ponto

 

O que é sistema de ponto?

Hoje em dia, muitas pessoas ainda não sabem o que é sistema de ponto. E é muito importante não somente saber o seu significado, como também conhecer os seus diversos tipos, os quais mostraremos no tópico a seguir.

Bom, de uma maneira geral, o sistema  é uma forma de controlar a frequência dos funcionários dentro de uma empresa. Basicamente, ele registra a entrada, a saída, as horas extras, etc.

Isso facilita muito a supervisão por parte dos superiores, melhora a segurança de informações e garante o tempo de serviço de cada colaborador.

Principais tipos de sistema de ponto

Saber qual o significado do processo de ponto inclui conhecer todos os seus tipos. E já existiram vários – desde o manual até o mais atual e tecnológico. Descubra o que é sistema de ponto e conheça os principais deles:

  1. Mecânico ou manual

O sistema de ponto manual era feito com um livro, onde cada funcionário anotava seu horário de entrada e saída à mão. A versão mecânica era feita com um aparelho chamado ponto cartográfico, que já era um pouco mais preciso.

  1. Eletrônico

O ponto eletrônico é feito através de equipamentos informatizados, integrados a um software, apresentando-se como uma forma mais segura e ainda mais precisa de controlar a frequência de cada funcionário.

  1. Alternativo

Existem vários sistemas de ponto alternativos, e o mais seguro e otimizado de todos é o ponto online, no qual os funcionários podem marcar seus horários através de um aplicativo. No entanto este recurso ainda não está comprovadamente legalizado, como pode ser lido no artigo “Relógio De Ponto Em Nuvem” deste blog.

Conclusão

Agora você já sabe o que é sistema de ponto, como ele funciona e quais são seus principais tipos. Quanto menor a margem de erro, mais eficiente será o sistema!

 

 

Fundada em 1999. Seus produtos são comercializados através de conceituadas revendas distribuídas estrategicamente, para clientes de diferentes segmentos de mercado: indústrias, comércios, empresas públicas ou privadas, condomínios, refeitórios, academias de ginástica, clubes, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *