RH 4.0 – Tecnologia, Evolução, Estratégia e Tática

Tempo de leitura: 3 min

A abordagem do RH 4.0 – Tecnologia, Evolução, Estratégia e Tática, tem como base a aplicação do desenvolvimento tecnológico no meio empresarial, proporcionado pela automatização de processos, aplicada ao desenvolvimento do setor de recursos humanos.

O conceito 4.0 é nada mais nada menos que a era tecnológica na qual estamos inseridos. Assim como a Primeira Revolução Industrial, com as máquinas a vapor, a Segunda com novos meios produção e a Terceira com a automatização. Estamos vivenciando a quarta Revolução, da aplicação tecnológica nas mais segmentadas estruturas organizacionais.

Como identificar as primeiras mudanças proporcionadas pelo RH 4.0 ? 

Primeiramente, para entender melhor esse período, partimos do ponto em que a tecnologia conecta, integra e proporciona valor estratégico para qualquer ramo em que for empregada.

Em segundo lugar, na gestão de recursos e pessoas, o papel da tecnologia é extremamente importante e visível, uma vez que, organiza níveis prioritários na tomada de decisões, otimizando o tempo de gestores para a resolução das atividades.

No entanto, é importante ressalvar que essas inovações não colocam a tecnologia acima do valor e do papel humano na escala de importância para o desenvolvimento organizacional. Muito pelo contrário, viabiliza o destaque de grandes talentos e potencializa o progresso dos objetivos de qualquer projeto ou organização.

Acompanhe algumas características visíveis, dessa transição:

  • O principal deles é a automatização de processos, responsável por descomplicar trabalhos exaustivos e repetitivos, dos colaboradores;
  • Equilíbrio entre recursos tecnológicos e atividades que demandam maior engajamento e esforços humanos, resultando na otimização do tempo gasto nas atividades;
  • Maior controle sobre dados/informações, proporcionando análises aprofundadas;
  • Profissionais mais bem qualificados para atender tanto a evolução tecnológica, quanto para acrescentar com ideias inovadoras para o bom desenvolvimento da equipe e da empresa, no geral.
  • Flexibilização da atuação externa, tornando segura a modalidade de trabalho remoto/home office.
  • Força na comunicação empresarial.

Veja também:

Banco de Horas em momento de recessão econômica;

Segurança dos dados no Sistema de Ponto Eletrônico;

Os desafios da gestão de colaboradores externos;

Vantagens da Geolocalização para a gestão de pessoas

Força do RH 4.0 – Tecnologia, Evolução, Estratégia e Tática

Como citado anteriormente, a proposta tecnológica do RH 4.0 vai muito além da automatização como fator principal. Sendo assim, ela serve mais como uma auxiliadora dos recursos humanos das empresas.

Ao investir em tecnologia, os profissionais responsáveis pela gestão de recursos humanos conseguem intensificar esforços para cuidar do clima organizacional, do bem estar dos colaboradores e da mesma forma, aliviar o desempenho do tempo produtivo para suas atividades.

Portanto, tarefas desgastantes, tais como, fechamento do ponto e da folha de pagamento, exigem o foco de uma equipe inteira de RH para serem efetuadas de forma ágil. Além disso essas mesmas trazem muita dor de cabeça para os gestores, e podem ser facilmente executadas por softwares de gestão. Ferramentas que simplificam, organizam e automatizam os serviços mais exaustivo do RH.

RH 4.0 - Tecnologia, Evolução, Estratégia e Tática

O sistema Ponto Secullum Web é uma ferramenta que se adéqua a todos os requisitos do RH 4.0, por contar com  recursos facilitadores indispensáveis para a era da gestão tecnológica.

Além de apresentar soluções em nuvem, priorizando a acessibilidade ás informações, também viabiliza a descentralização da gestão, transformando processos antes hierarquizados, em controle democrático, seguro e simples.

Em suma, a medida que se investe na nova forma de gestão, os principais benefícios potencializadores de qualidade, adquiridos em prol da sua empresa, são os seguintes:

  • Promoção de benefícios flexíveis, alinhados ao quadro de colaboradores;
  • Potencializar o recrutamento e seleção do time;
  • Sistema de avaliação interna;
  • Atração de profissionais qualificados;
  • Retenção de talentos;
  • Melhorias contínuas no clima organizacional;

Concluindo, todos temos consciência de que a transformação digital trilha um caminho constante, por isso é importante se antecipar e investir nos recursos que se apresentam a disposição e às novas dinâmicas de trabalho, evitando correr o risco de ficar sempre um passo atrás de seus concorrentes!

 

4 Pings & Trackbacks

  1. Pingback: Portaria 373 do MTE - Controle de ponto alternativo – Secullum Secullum

  2. Pingback: Secullum Conecta: relacionamento humanizado Secullum

  3. Pingback: Saiba como reduzir o turnover na sua empresa – Secullum

  4. Pingback: Desoneração Fiscal da Folha de Pagamento e seu Impacto – Secullum

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *