RH é a sigla para o departamento de Recursos Humanos, um setor extremamente importante dentro de qualquer empresa. Muitas vezes você já deve ter se deparado com essa sigla, mas não sabia sobre o que se tratava.
Neste artigo, vamos discutir sobre qual é função do setor administrativo da empresa e o se espera sobre o perfil de um profissional de Recursos Humanos dentro do seu trabalho cotidiano. Não deixe de conferir!
O que é RH?
O RH, ou setor de Recursos Humanos, é a área responsável pela gestão de pessoas. Para realizar essa gestão, serão utilizadas técnicas com a finalidade de administrar os comportamentos internos e ainda potencializar o capital humano.
O profissional de Recursos Humanos vai trabalhar diretamente com os novos colaboradores, e seu papel é, basicamente, selecionar, recrutar e contratar funcionários para a sua empresa.
No entanto, o seu trabalho é mais complexo do que apenas realizar a admissão de colaboradores, pois o RH também precisa motivar, treinar e engajar os candidatos, trabalhando para o seu desenvolvimento.
Sendo assim, tudo o que diz respeito a comunicação, organização de equipe, planejamento de carreira, administração de salários e cargos e a qualidade do ambiente corporativo como um todo é trabalho desse profissional.
Estratégias do profissional em RH
Para trabalhar bem, o profissional de RH precisa adotar as seguintes estratégias:
- Realizar a integração dos colaboradores, sendo responsável por apresentar a empresa e transmitir seus valores e ideais;
- Investir na qualificação, treinamento e desenvolvimento de novos funcionários;
- Otimizar a comunicação entre os diferentes setores, pessoas, líderes e organizações;
- Criar e gerenciar a avaliação sobre o desempenho da empresa;
- Implantar um bom plano de carreira para cada cargo.
Conclusão
O RH possui funções extremamente importantes dentro de uma empresa. Por isso, este é um profissional muito valorizado, mas que também precisa saber lidar com todas as suas responsabilidades.
Deixe um comentário