Segurança e Praticidade: 7 tipos de registro de ponto para usar na empresa

Segurança e Praticidade: 7 tipos de registro de ponto para usar na empresa

Tempo de leitura: 6 min

O avanço da tecnologia trouxe diversos benefícios às tarefas do nosso dia a dia. Computadores, por exemplo, são capazes de armazenar milhares de informações e executar múltiplas funções.

Portanto, no caso do registro de ponto, estes avanços também significam melhorias no serviço. Atualmente é possível “bater o ponto” de forma remota, através de aplicativos ou sites. Além disso, tanto as empresas quanto os funcionários têm agora maior controle sobre as informações de ponto.

Entretanto, algumas mudanças recentes na legislação trabalhista coloca algumas regras e deveres que devem ser cumpridos, incluindo o registro de ponto. Desse modo, é importante também que o gestor fique atento a estas normas, conforme o segmento de mercado em que atua.

Ao longo do artigo serão trazidas informações para entender melhor sobre os 7 tipos de registro de ponto que a Secullum Software oferece, seus diferenciais e como executá-los em cada empresa.

Como funcionam os registros de ponto

O controle do fluxo e carga horária de funcionários já é implementado pelas empresas há muitos e muitos anos. A marcação dos horários se deu inicialmente pelo livro-ponto, onde eram anotados os dados.

Passando pelo marcador de registro de ponto manual e chegando até os dias de hoje, podemos perceber as enormes diferenças na forma como os registros funcionam.

Atualmente, é possível fazer registro de ponto utilizando a identidade biométrica, através das digitais. Outras forma bastante comum atualmente é o código de barra, que pode estar impresso no crachá, o que também facilita o processo de identificação.

Entretanto, a grande mudança que pode-se destacar é a eficácia e agilidade dos equipamentos atuais. Com o Secullum Ponto, por exemplo, é possível enviar o atestado médico através do aplicativo Central do Funcionário, diminuindo a burocracia e tomando menos tempos dos colaboradores.

Ademais, vale ressaltar que cada plano oferecido pela Secullum conta com diferentes tipos de serviços e funcionalidades. Desse modo, é importante avaliar também quais são as necessidades da empresa, conforme vamos abordar nos tópicos a seguir.

Principais benefícios do registro de ponto

De modo geral, o contrato de trabalho regido pela CLT tem como uma das regras o cumprimento de uma carga horária. Cada empresa adota seu modelo de organização, podendo estas horas serem estabelecidas por dia, semana ou mês.

Além disso, o controle de entrada e saída dos funcionários também ajuda na avaliação de desempenho e resultados da equipe, proporcionando opções de melhorias nesse sentido.

Entretanto, os novos registros de ponto permitem não apenas aos gestores o controle de horários. Os funcionários e colaboradores em geral também podem consultar seus dados.

Por exemplo, em uma empresa que aplica o sistema de banco de horas, é interessante acompanhar se há horas em haver ou sobrando. Através do aplicativo que a Secullum desenvolve, o Central do Funcionário,  (Android ou iOS), o colaborador pode ter aceso a estes dados a qualquer momento.

Com isso, não é mais necessário consultar o setor de Recursos Humanos para consultar as informações do banco de horas. Ademais, confira os principais benefícios do registro de ponto da Secullum:

  • Acompanhamento diário do registro de ponto​;
  • Relatórios emitidos em tempo real;
  • Facilidade no fechamento da folha;
  • Gerencia o envio de documentos (justificativas de faltas, atestado médico);​
  • Conformidade com a legislação trabalhista vigente;
  • Estabilidade do software, com pouca manutenção e riscos de queda do sistema;​
  • Atualizações recorrentes do sistema operacional;​

Controle de ponto

Considere as opções conforme as necessidades da empresa

Para além dos benefícios técnicos que o registro de ponto Secullum oferece, há também outros pontos positivos no sistema.

Sendo assim, cada modelo de registro de ponto é indicado para diferentes necessidades do cliente. Por exemplo, empresas que atuam com representantes comerciais externos podem utilizar o registro por geolocalização  para evitar deslocamentos desnecessários.

No entanto, se o negócio segue algo mais tradicional e pretende seguir nesta linha, o modelo com leitor de código de barra pode ser o mais indicado. Isso porque o código pode ser colocado no crachá do funcionário, por exemplo.

Além disso, outra opção que vem se tornando cada vez mais comum no registro de ponto é a biometria, que além de ser prática também é bastante eficaz no combate de fraudes dos colaboradores no sistema.

Os 7 tipos de registro de ponto da Secullum

Conforme já havia sido falado, os diferentes tipos de registro de ponto são interessantes também para oferecer soluções em cenários diferentes.

Dessa forma, o Secullum Ponto oferece 7 tipos de registros. Alguns deles dispensam o uso do REP (relógio de ponto), dando lugar a tablets e smartphones. Outros, no entanto, seguem com o uso do equipamento, mas agora com novas funcionalidades.

Mas vale ressaltar que o pacote de serviços oferecidos em cada um destes tipos de registro de ponto muda conforme o plano contratado. A categoria “Secullum Ultimate” é a única que permite o uso de reconhecimento facial para o registro de ponto dos funcionários.

Além disso, é importante ressaltar que todos estes modelos de registro do ponto estão de acordo com as novas leis trabalhistas, dando total garantia jurídica aos serviços.

Portanto, veja a seguir os 7 tipos de registro de ponto oferecidos pela Secullum Software:

Geolocalização

Com as novas configurações da lei trabalhista, se tornou mais acessível e comum que empresas contratem colaboradores de forma remota. A pandemia de coronavírus aflorou ainda mais o uso do home office.

No entanto, um fator negativo dessa mudança era a ausência do registro de ponto, o que dificultava o controle da carga horária. Esse problema se resolve a partir do uso da geolocalização para registrar o ponto.

Através do aplicativo no smartphone ou pelo computador, o funcionário faz o check-in ou check-out nos horários de trabalho. Com isso, além de registrar o horário, também registra a localização do dispositivo, com uma precisão de 10 metros.

Para além dos profissionais que atuam exclusivamente em home office, o sistema de geolocalização também é válido para profissionais com jornada híbrida, que cumprem horários na empresa, mas constantemente estão a serviço em outros locais.

Biometria

Considerada a alternativa mais segura, a biometria permite que apenas o próprio colaborador registre seu expediente de trabalho, através das digitais.

Essa modalidade de registro de ponto pode ser adotada com o uso do REP, que já possuem o leitor digital integrado no aparelho.

Apesar de muitos smartphones já contarem com a biometria, essa funcionalidade para registro de ponto ainda não está disponível.

Selfie

O registro de ponto por imagem é cada vez mais usado pelas empresas. Um dos principais motivos para esse uso é o nível de segurança, já que o registro é efetuado apenas depois da detecção da imagem.

Para registrar o ponto por selfie, as opções mais utilizadas são os tablets, principalmente quando é feito dentro da própria empresa. Além de ser mais prático, os tablets também significam economia em relação ao REP.

Além dos tablets alocados na empresa, o modelo de registro de ponto com selfie é indicado para profissionais em regime de home office, podendo utilizar o smartphone para realizar a autenticação.

Reconhecimento facial

O reconhecimento facial é, assim como a biometria e a selfie, uma das formas mais seguras de se fazer o registro do ponto.

A função de reconhecimento já é adotada há alguns anos pela Apple, principalmente no iPhone, o que aumenta ainda mais a segurança dos aparelhos.

No caso do registro de ponto com reconhecimento facial, o procedimento dura apenas 3 segundos, podendo ser realizado tanto na empresa, quanto em home office.

QR Code

No interesse de integrar diferentes dispositivos para o registro de ponto, o QR Code se mostra como uma opção interessante. Integrando ferramenta física e digital, o código é único para cada colaborador, que o recebe impresso ao se registrar no RH.

Para fazer o registro, o funcionário pode utilizar o aplicativo Secullum Checkin, apontando o QR Code para a câmera do tablet.

Cartão de proximidade

O registro de ponto com cartão de proximidade se mostra como a opção mais convencional, principalmente se comparado com os sistemas anteriores.

Através de um cartão magnético o trabalhador registra seu horário no relógio, precisando apenas aproximá-lo do leitor.

Além disso, o dispositivo permite ainda mais versatilidade nas suas funções, uma vez que o cartão utilizado para registrar o ponto também pode ser usado como crachá ou documento de identificação do empregado.

Outro ponto positivo que é trazido pelo cartão de proximidade é o uso do REP para fazer o registro de ponto, já que o sistema Secullum Ponto é compatível com mais de 60 modelos de relógio.

Leitor de código de barra

Assim como o cartão de proximidade, o registro de ponto com leitor de código de barras também é bastante conveniente e prático.

Com o cartão corporativo tendo o código de barras impresso, o trabalhador tem a opção de registrar o ponto em qualquer lugar, desde que o gestor esteja de acordo e tenha acesso a um leitor de código de barras.

Nesse sentido, o leitor de código de barras pode ser tanto o REP, que oferecem diversas opções de leitura, ou até mesmo pelo tablet, que podem fazer a leitura através da câmera.

Teste grátis

Share

One Ping

  1. Pingback: REP: Qual é o ideal para sua empresa? – Secullum

89 Comments

  1. Georgene Cora Reply

    I’m really loving the theme/design of your website. Do you ever run into any web browser compatibility issues? A small number of my blog visitors have complained about my site not working correctly in Explorer but looks great in Opera. Do you have any tips to help fix this issue?

  2. zortilonrel Reply

    Somebody necessarily lend a hand to make critically posts I might state. That is the first time I frequented your website page and up to now? I surprised with the analysis you made to make this actual put up extraordinary. Great task!

  3. 경산출장 Reply

    Howdy! This post couldn’t be written any better! Going
    through this post reminds me of my previous roommate!
    He constantly kept preaching about this. I’ll forward this post
    to him. Pretty sure he’ll have a great read. Thank you for
    sharing!

  4. 고구려시스템 Reply

    Unquestionably believe that which you said. Your
    favorite reason seemed to be on the web the easiest thing to be aware of.

    I say to you, I certainly get annoyed while people think about worries that they just do not know about.
    You managed to hit the nail upon the top and defined out the whole thing
    without having side-effects , people can take
    a signal. Will likely be back to get more. Thanks

  5. bus4d Reply

    I was curious if you ever considered changing the layout of your website?

    Its very well written; I love what youve got to say. But maybe you could a little more
    in the way of content so people could connect with it better.
    Youve got an awful lot of text for only having 1 or two images.

    Maybe you could space it out better?

  6. kidscurtainsdcy.bravejournal.net Reply

    With havin so much content and articles do you
    ever run into any issues of plagorism or copyright violation? My blog has a lot of completely unique content I’ve either created myself or outsourced
    but it seems a lot of it is popping it up all over the web without
    my authorization. Do you know any solutions to help prevent content from
    being ripped off? I’d really appreciate it.

  7. zortilo nrel Reply

    you’re really a good webmaster. The web site loading speed is incredible. It seems that you’re doing any unique trick. In addition, The contents are masterwork. you have done a magnificent job on this topic!

  8. 고구려시스템 Reply

    Today, I went to the beach front with my children. I found a sea shell and
    gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.”
    She put the shell to her ear and screamed. There was
    a hermit crab inside and it pinched her ear. She never wants to go back!
    LoL I know this is totally off topic but I had to tell someone!

  9. Sabung ayam sv388 Reply

    I like the valuable information you provide
    in your articles. I will bookmark your blog and check again here
    regularly. I am quite sure I’ll learn lots of new stuff right here!

    Good luck for the next!

  10. comprar seguidores Reply

    Este site é realmente incrível. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas incríveis Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora! 🙂

  11. Issabel vps Reply

    Este site é realmente fascinate. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas diferentes Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! 🙂

  12. WhatsApp Reply

    incrível este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  13. s128 Reply

    Hi there everyone, it’s my first pay a quick visit at this site, and article is in fact fruitful in support of me, keep
    up posting these posts.

  14. английский онлайн Reply

    Hey there would you mind letting me know which web host
    you’re using? I’ve loaded your blog in 3 completely
    different internet browsers and I must say this blog
    loads a lot quicker then most. Can you recommend a good internet hosting provider at a fair price?
    Thanks a lot, I appreciate it!

  15. poker online Reply

    Today, while I was at work, my cousin stole my iphone and tested to
    see if it can survive a 40 foot drop, just so she can be a youtube sensation. My apple ipad is now destroyed
    and she has 83 views. I know this is totally off topic
    but I had to share it with someone!

  16. http://157.245.134.238/ Reply

    It’s a shame you don’t have a donate button! I’d most certainly donate to this fantastic blog!
    I guess for now i’ll settle for book-marking
    and adding your RSS feed to my Google account. I look forward to brand new updates and will share this
    site with my Facebook group. Chat soon!

  17. 그레잇게임 Reply

    Hi there, i read your blog from time to time and i own a similar one and i was just
    wondering if you get a lot of spam comments? If so how do you stop it, any plugin or anything you can recommend?
    I get so much lately it’s driving me mad so any
    support is very much appreciated.

  18. pkvgames Reply

    Thank you for the good writeup. It in reality was
    once a leisure account it. Glance advanced to far introduced agreeable from
    you! However, how could we communicate?

  19. judi bola Reply

    I have been exploring for a little for any high-quality articles or blog
    posts on this sort of area . Exploring in Yahoo I eventually stumbled
    upon this site. Studying this info So i am satisfied to show that I have an incredibly just right uncanny feeling I came upon just what I needed.

    I so much for sure will make sure to don?t forget this web site and give it a look
    on a relentless basis.

  20. air conditioner repair Reply

    Just wish to say your article is as astounding. The clearness in your post is simply nice and that i can think you are a professional in this subject.
    Fine along with your permission allow me to clutch your feed
    to keep up to date with drawing close post. Thanks 1,000,
    000 and please continue the rewarding work.

  21. web site Reply

    I think this is among the most important information for me.
    And i’m happy reading your article. But want to observation on few basic issues, The web site style is perfect, the articles is in reality
    nice : D. Excellent process, cheers

  22. Heritage residence puri 11 Reply

    Do you mind if I quote a few of your articles as long as I provide credit and sources back to your website?
    My blog is in the exact same area of interest as yours and my users would truly benefit from some of the information you provide
    here. Please let me know if this ok with you. Cheers!

  23. Heritage residence puri 11 Reply

    I’d like to thank you for the efforts you’ve
    put in writing this website. I really hope to view the same
    high-grade blog posts by you in the future as well. In truth, your creative writing
    abilities has motivated me to get my very own blog now 😉

  24. Heritage residence puri 11 Reply

    Thanks for one’s marvelous posting! I genuinely enjoyed reading it,
    you could be a great author. I will remember to bookmark your
    blog and may come back at some point. I want
    to encourage one to continue your great writing, have a nice holiday weekend!

  25. Heritage residence puri 11 Reply

    Please let me know if you’re looking for a article writer for your site.
    You have some really good articles and I feel I would be a good asset.
    If you ever want to take some of the load off, I’d
    love to write some material for your blog in exchange for a link back to mine.
    Please send me an email if interested. Kudos!

  26. Heritage residence puri 11 Reply

    I’m really impressed with your writing skills as well as with the layout on your weblog.

    Is this a paid theme or did you customize it yourself?

    Either way keep up the nice quality writing,
    it is rare to see a nice blog like this one nowadays.

  27. Heritage residence puri 11 Reply

    I’m really impressed with your writing skills and
    also with the layout on your weblog. Is this a paid theme or
    did you modify it yourself? Anyway keep up the
    excellent quality writing, it’s rare to see a great blog like this one
    these days.

  28. Heritage residence puri 11 Reply

    I have been surfing online more than three hours today, yet I never found
    any interesting article like yours. It’s pretty worth
    enough for me. In my view, if all website owners and bloggers made good
    content as you did, the web will be a lot more useful than ever before.

  29. Heritage residence puri 11 Reply

    Does your website have a contact page? I’m having a
    tough time locating it but, I’d like to shoot you an email.

    I’ve got some suggestions for your blog you might be interested in hearing.
    Either way, great website and I look forward to seeing it
    improve over time.

  30. daftar v88toto Reply

    My brother suggested I might like this blog. He was once entirely right.
    This post actually made my day. You can not imagine just how a lot time I had spent for this information! Thank you!

  31. judi slot Reply

    I was suggested this website by my cousin. I am now not certain whether or not this put up is written through him as nobody else
    know such designated about my difficulty. You’re amazing!
    Thank you!

  32. m88 Reply

    Thank you for the auspicious writeup. It in fact was a amusement account it.
    Look advanced to more added agreeable from you! However,
    how can we communicate?

  33. judi bola online Reply

    I think that is among the so much significant
    info for me. And i’m satisfied studying your article.

    However want to observation on some normal issues, The website taste is perfect, the articles is truly great
    : D. Excellent process, cheers

  34. fun88a Reply

    Hello There. I found your blog using msn. This is a really well written article.

    I’ll be sure to bookmark it and return to read more of your useful
    info. Thanks for the post. I will definitely comeback.

  35. idnpoker Reply

    Hey there! I know this is kinda off topic but I’d figured I’d ask.
    Would you be interested in exchanging links or maybe guest writing a blog article
    or vice-versa? My blog addresses a lot of the same topics as yours and
    I feel we could greatly benefit from each other. If you’re interested feel
    free to shoot me an email. I look forward to hearing from you!

    Excellent blog by the way!

  36. site Reply

    Can I simply say what a relief to find somebody who really knows what they are
    discussing online. You certainly understand how to bring a problem to light
    and make it important. More and more people must read
    this and understand this side of your story. I was surprised that you aren’t more
    popular since you most certainly have the gift.

  37. bitcoin grande hardware di mining di bitcoin Reply

    Greetings! I know this is kinda off topic but I’d figured I’d ask.
    Would you be interested in trading links or maybe guest writing a blog article or vice-versa?

    My website goes over a lot of the same topics as yours and
    I think we could greatly benefit from each other. If you are interested feel free to send me an email.
    I look forward to hearing from you! Superb blog by the way!

  38. funn88 Reply

    Oh my goodness! Incredible article dude! Thank you so much, However I am
    encountering problems with your RSS. I don’t know the reason why I cannot subscribe to it.
    Is there anybody else having similar RSS problems?
    Anybody who knows the solution will you kindly respond?
    Thanks!!

  39. nietfliert Reply

    First of all I want to say superb blog! I had a quick question that I’d like to ask if you
    don’t mind. I was curious to find out how you center yourself and
    clear your head before writing. I have had a difficult time clearing my thoughts in getting my ideas out there.
    I do enjoy writing however it just seems like the first
    10 to 15 minutes are wasted simply just trying to figure out how to begin. Any suggestions or hints?
    Kudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *