Sistema De Ponto

Sistema De Ponto

Tempo de leitura: 2 min

O sistema de ponto é um sistema que, antigamente, era utilizado manual ou mecanicamente. Felizmente, a tecnologia pôde agregar muito a esse sistema, trazendo métodos alternativos mais eficientes.

Neste artigo, você vai aprender o que é o processo de ponto, como ele funciona, quais são seus tipos principais e vantagens para o modelo de trabalho que existe hoje. Não deixe de conferir!

Sistema De Ponto

O que é um sistema de ponto?

O sistema de ponto é um sistema amplamente utilizado pelas empresas para registrar a jornada de trabalho de seus funcionários e colaboradores. Ele foi implementado no Brasil junto com a Consolidação das Leis Trabalhistas.

Desde então, esse sistema tem sofrido diversas mudanças. Antigamente, usava-se apenas uma ficha na qual o funcionário anotava sua frequência com uma caneta, ou uma impressora de cartão, que imprimia os horários.

Depois, surgiu o relógio de ponto, com o uso de cartão ou biometria.

O tipo de sistema que você utiliza realmente fica a critério da empresa, sendo que você deve buscar se adequar ao artigo 74 da CLT, principalmente às portarias 1510/2009 e 373/2011.

Vantagens do sistema de ponto

Existem diversas vantagens em se utilizar o sistema de ponto eletrônico ou alternativo na sua empresa. Veja:

  • Fica mais fácil acompanhar as informações;
  • O custo gerado por erros e frequência alterada é nulo;
  • Mais segurança para a empresa e para os colaboradores;
  • Relatórios personalizados;
  • Evita filas para bater o ponto;
  • Melhor custo-benefício;
  • Maior facilidade na hora de gerenciar o ponto.

Conclusão

O sistema  foi transformado pela tecnologia, assim como aconteceu com os aparelhos celulares e televisores, por exemplo. Cabe às empresas se adequar e acompanhar estes avanços – para o seu próprio benefício.

Fundada em 1999. Seus produtos são comercializados através de conceituadas revendas distribuídas estrategicamente, para clientes de diferentes segmentos de mercado: indústrias, comércios, empresas públicas ou privadas, condomínios, refeitórios, academias de ginástica, clubes, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *