Trabalho remoto: saiba como fazer registro de ponto fora da empresa

Trabalho remoto: saiba como fazer registro de ponto fora da empresa

Tempo de leitura: 5 min

Em uma realidade não tão distante, fazer o registro do ponto e “bater o cartão” era possível apenas na empresa. Isso se deve em parte pelo modelo de trabalho, que era majoritariamente presencial.

No entanto, os tempos mudaram e atualmente é bastante comum que empresas contratem seus colaboradores para apenas trabalhos externos ou até mesmo em home office, principalmente durante a pandemia de COVID-19.

Além disso, a Portaria nº 373/2011 regulamentou o uso de formas alternativas para o registro de ponto. Sendo assim, as empresas passaram a utilizar o registro de ponto à distância para controlar a carga horária dos seus colaboradores.

Atualmente existem diversas ferramentas que permitem bater ponto através do smartphone, tablet ou computador. O Secullum Ponto Web, por exemplo, permite que seja registrado o ponto até mesmo sem conexão, através de criptografia dos dados.

Portanto, vamos abordar todos os detalhes sobre o registro de ponto à distância, o que diz a lei sobre o tema e como fazer o registro nessa modalidade.

Registro de ponto à distância: o que é?

Cada vez mais os dados e indicadores são utilizados pelas empresas na gestão de colaboradores. Dentre os motivos estão a análise de desempenho, avaliação do custo-benefício, além do controle da carga horária.

Porém, todo esse acompanhamento era mais simples com a inclusão do ponto presencial, através do REP. Sendo assim, para não haver perda destes dados, foi implementado o registro de ponto à distância.

Dessa forma, o gestor da equipe tem o controle do horário de entrada e saída de cada um dos funcionários. Além disso, através da geolocalização é possível verificar se o funcionário está no seu local de trabalho, mesmo com a inclusão do ponto offline.

Apesar de utilizar equipamentos alternativos para o registro do ponto, ainda valem as mesmas regras do formato tradicional, como carga horária, além de que somente o próprio trabalhador pode bater o ponto.

O que diz a lei trabalhista

Como foi mencionado anteriormente, o registro de ponto à distância passou a ser permitido apenas depois da Portaria nº 373/2011A publicação veio no sentido de autorizar as empresas a adotarem formas alternativas de registro de ponto, sem a necessidade de uso do REP.

Portanto, dentre as formas alternativas de registrar o ponto estão aplicativos e softwares para dispositivos móveis.  Desse modo, o colaborador pode bater cartão através do seu smartphone em casa, por exemplo, desde que a empresa ofereça o suporte necessário.

Entretanto, o registro de ponto à distância é permitido apenas com a deliberação coletiva dos funcionários, através do sindicato. Além disso, a empresa ainda deve oferecer o REP nas suas dependências, caso os profissionais desejem bater ponto no local.

Ademais, um dos benefícios dos trabalhadores no registro do ponto em aplicativos é o acompanhamento detalhado de dados como banco de horas, jornada extra, horários e muito mais.

Principais benefícios do registro de ponto à distância

Antes mesmo da pandemia de coronavírus, muitos profissionais já tinham preferência pelo trabalho remoto, devido a flexibilidade de horários, além de não enfrentar o trânsito diariamente.

Entretanto, mesmo para os trabalhadores que atuam presencialmente, o registro de ponto à distância traz diversos benefícios. Por exemplo, através do aplicativo é possível fazer o acompanhamento de dados como carga horária e atestados médicos.

Aliás, outra vantagem do software para incluir o ponto a distância é o envio de documentos para o RH, justificando ausências através de texto ou foto do comprovante.

No mais, confira a seguir os demais benefícios de utilizar o sistema para registro de ponto à distância:

  • Reduz a burocracia na gestão e inclusão do ponto;
  • Permite acompanhar os dados em tempo real;
  • Melhora a produtividade, eliminando a necessidade de deslocamentos apenas para bater ponto;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Ajustar o ponto em casos de registros equivocados
  • Oferece aos colaboradores e gestores o controle dos dados.

Secullum Ponto Web

Com a necessidade de novas alternativas para o registro de ponto à distância, é preciso buscar por softwares que façam a operação da forma mais segura e prática possível.

Portanto, um dos sistemas com melhor desempenho e custo benefício no mercado é o Secullum Ponto WebO software é desenvolvido de acordo com todas as normas técnicas, tanto da Portaria nº 373, quanto na Portaria nº 1510.

Além da segurança, o Secullum Ponto ainda oferece a opção de registro de ponto offline. Ou seja, mesmo não tendo acesso momentâneo à internet, o funcionário pode fazer o registro através do aplicativo no Smartphone.

Para ser acessível a maior parte de smartphones utilizados atualmente, o aplicativo da Secullum pode ser instalado em dispositivos  Android e iOS.

Ao indicar a entrada ou saída no app, os dados são criptografados e ficam armazenados. Quando tiver sinal de internet, o aparelho automaticamente registra os dados no sistema, no horário retroativo.

Outro benefício importante que a ferramenta oferece é o envio de documentos e atestados pelo próprio aplicativo. Dessa forma, o colaborador pode resolver pendências com o RH sem sair de casa.

Ademais, confira a seguir algumas das vantagens do Secullum Ponto Web:

  • Aplicativo/Geolocalização;
  • Inclusão de ponto offline;
  • Inclusão de Ponto por perímetro;
  • Múltiplos Contratos por Funcionário;
  • Permite solicitar alterações de sistema;
  • Espaço interno para armazenamento de dados;
  • Permite solicitar alterações de sistema (alterações de horários, datas, etc);
  • Tirar foto do atestado médico;

Como registrar o ponto offline

Pois bem, mesmo o aplicativo do Secullum Ponto Web sendo prático, muitas pessoas têm dúvidas sobre como incluir o registro do ponto offline.

A inclusão do ponto por geolocalização, por exemplo, leva em conta os dados de latitude e longitude do telefone, para garantir que o funcionário estava dentro do perímetro obrigatório. Mas para que o aplicativo faça o registro, é preciso fazer algumas configurações.

Com estas configurações realizadas, o registro do ponto poderá ser feito até mesmo nos locais mais remotos, que não tenham o mínimo sinal de rede. No entanto, vale lembrar que as demais funções do aplicativo não estão disponíveis offline. É possível apenas incluir o ponto de entrada ou saída.

Além dos profissionais que atuam em home office, a inclusão do registro de ponto à distância beneficia também trabalhadores com atividades externas, como motoristas, representantes comerciais, dentre outros.

Portanto, confira a seguir o passo-a-passo completo de como incluir o ponto offline através do Secullum Ponto Web:

  • Com o aplicativo instalado, é preciso habilitar a opção “permitir a inclusão de ponto Offline”. Acesse o Ponto Web, clique em “Manutenções”;
  • Após isso, selecione a opção “Central do Funcionário” e logo em seguida “Inclusão de Ponto”;
  • Nessa tela marque a opção “Permitir inclusão de ponto off-line”;
  • Além disso, é preciso selecionar a opção “Permitir inclusão de ponto manual via central do funcionário”;
  • Em seguida, confirme as alterações e clique em “Salvar”  ();
  • Com o telefone sem acesso aos dados móveis, o aplicativo vai mostrar na tela inicial a opção “Incluir Ponto”;
  • Ao clicar nessa opção, é possível incluir a batida do ponto por geolocalização (a geolocalização neste caso se dará por Latitude e Longitude);
  • Caso a empresa exija a captura de foto no registro do ponto, será solicitada uma foto no momento da inclusão Offline. Desse modo, basta fazer a imagem e incluir no ponto;
  • Assim que você tiver acesso a rede de dados móveis, o aplicativo fará o upload automático para o sistema;
  • Para certificar-se de que o registro foi feito, basta acessar a aba “Cartão Porto” e conferir se os dados foram atualizados.

Share

52 Comments

  1. Emily Reply

    Greate article. Keep writing such kind of info on your blog.
    Im really impressed by your blog.
    Hey there, You have performed an incredible job. I will
    definitely digg it and in my opinion suggest to
    my friends. I’m confident they’ll be benefited from this website.

  2. comprar seguidores Reply

    Este site é realmente fascinate. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas incríveis Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha saber mais agora! 🙂

  3. cloud vps barato Reply

    me encantei com este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  4. WhatsApp Reply

    amei este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está está lá.

  5. palpite do bicho Reply

    fantástico este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  6. Tarô do amor Reply

    incrível este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  7. Cartomante Reply

    Este site é realmente demais. Sempre que acesso eu encontro coisas diferentes Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha saber mais agora! 🙂

  8. elojob Reply

    Este site é realmente fantástico. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas incríveis Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! 🙂

  9. Leonia Molleur Reply

    Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life articles and blogs

  10. Series Online Gratis Reply

    Este site é realmente fantástico. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas diferentes Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! 🙂

  11. programa pet shop Reply

    Este site é realmente fascinate. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas boas Você também pode acessar o nosso site e saber mais detalhes! conteúdo único. Venha saber mais agora! 🙂

  12. Lonnie Carvalno Reply

    Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl websites and blogs

  13. Refugio Songco Reply

    Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life websites and blogs

  14. Mao Klever Reply

    Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl websites and blogs

  15. Donita Fairey Reply

    Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life articles and blogs

  16. Signe Kilcrest Reply

    Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life articles and blogs

  17. Series online grátis Reply

    Whats up very nice web site!! Guy .. Excellent .. Superb .. I’ll bookmark your site and take the feeds also…I am happy to seek out so many useful info right here in the publish, we need work out extra strategies on this regard, thanks for sharing.

  18. Yajaira Eckblad Reply

    Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life websites and blogs

  19. Denita Trotta Reply

    Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life authors and blogs

  20. horoscopo leao Reply

    Este site é realmente demais. Sempre que acesso eu encontro coisas diferentes Você também pode acessar o nosso site e saber mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha saber mais agora! 🙂

  21. intestino preso Reply

    Este site é realmente fascinate. Sempre que acesso eu encontro novidades Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! 🙂

  22. hovercraft homepage Reply

    Today, I went to the beach with my kids. I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear. She never wants to go back! LoL I know this is entirely off topic but I had to tell someone!

  23. Del Stavros Reply

    Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life websites and blogs

  24. Jaclyn Prez Reply

    Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life articles and blogs

  25. mad hovercraft Reply

    You really make it seem really easy along with your presentation however I find this matter to be really something which I believe I would by no means understand. It seems too complex and very large for me. I’m looking forward for your subsequent post, I¦ll try to get the hang of it!

  26. Porter Bohon Reply

    Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life websites and blogs

  27. Lourdes Collum Reply

    Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life websites and blogs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *