Verde e Amarelo – Novo módulo de contratação

Tempo de leitura: 2 min

Você sabe quais as principais mudanças que a medida provisória nº 905 provoca no ambiente profissional?

A medida foi publicada no dia 12 de novembro deste ano, e é responsável por acionar uma modalidade de contrato de trabalho, intitulada Verde e Amarelo, sobrepondo a lei que regulamentava a desaprovação de trabalho aos domingos e feriados (Lei 605/49, pelo decreto 27.048/49 e pela Lei 11.603/2007). Além de autorizar trabalho aos domingos e aos feriados, o modelo aciona novos postos de trabalho para pessoas entre 18 e 29 anos de idade, para fins de registro do primeiro emprego CTPS.

Qual o prazo máximo estabelecido para este contrato?

O prazo é de 24 meses, a critério do empregador, conforme dispõe o art. 5º da referida MP.

Para quais setores a modalidade se aplica?

Para empresas de Comércio e Serviço e Industrial, com ressalvas diferenciações nos períodos máximos de equiparação de repouso semanal remunerado, e folgas compensatórias.

Quais as principais mudanças da contratação Verde e Amarelo?

  •  Limite salarial 

Contratação de trabalhadores com salário-base mensal de até um salário-mínimo e meio nacional (R$ 1.497,00 em 2019);

  • Férias e 13° Salário

O 13° salário e as Férias+ 1/3 poderão ser pagos em parcelas antecipadas, mês a mês. (1/12) ou outro período. A indenização sobre o saldo do FGTS também poderá ser paga antecipadamente em parcelas mensais.

    • As mudanças propostas pela MP do Contrato Verde e Amarelo, sugerem melhor organização por parte das empresas, no quesito controle de horas para melhor desempenho do gerenciamento do seu negócio. Acesse nosso site e conheça o Ponto Secullum Web e todas as vantagens de adotar um sistema de controle de ponto, com dados na nuvem.

Fundada em 1999. Seus produtos são comercializados através de conceituadas revendas distribuídas estrategicamente, para clientes de diferentes segmentos de mercado: indústrias, comércios, empresas públicas ou privadas, condomínios, refeitórios, academias de ginástica, clubes, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *